Notícias

A ponte Hercílio Luz como inspiração para os artistas

A cidade de Florianópolis encanta à primeira vista por conta das suas belezas naturais e paisagens deslumbrantes. Principal símbolo de Santa Catarina, a Ponte Hercílio Luz faz parte de um cenário incrível de inspiração para artistas de todos os cantos. O papel da #NossaHercílioLuz vai muito além da sua funcionalidade como ponte. Cenário de belos espetáculos e histórias, ela também influenciou e inspirou a vida de muita gente, além de consolidar Florianópolis como capital do Estado.

 

 

 

 

 

Mais do que encantos turísticos, a capital catarinense traz elementos culturais característicos e únicos. A herança açoriana, os detalhes da pesca artesanal, as histórias dos fortes e fortalezas e o folclore local fizeram com que a cidade ganhasse o apelido de Ilha da Magia.

 

Como já abordamos em conteúdos anteriores, a Ponte Hercílio Luz canta e encanta através da música, textos e versos. Mas os trabalhos em que a ponte figura como tema principal também surgem de outras formas: desenhos, pinturas, fotografias e esculturas também expressam a relação entre as pessoas e o monumento. Hoje você vai conhecer um pouco mais sobre como #NossaHercílioLuz se mantém sempre próxima do mundo das artes.

 

Cenário inspirador

 

São muitos os registros da Ponte Hercílio Luz sob o olhar de artistas de diversos lugares do mundo. Um dos mais belos monumentos de Santa Catarina se incorporou ao cenário urbano e cravou sua importância na sociedade. E não poderia deixar de ser diferente: os artistas são espectadores especiais do seu tempo e agem como catalisadores que traduzem de forma particular as expectativas, sensações, personagens e lugares próprios do mundo em que viveram.

 

 

A Ponte Hercílio Luz foi cenário de lindas obras de Cipriano.

 

A ponte Hercílio Luz em quadros e telas

Muitos outros artistas já retrataram e ainda retratam o mais famoso ponto turístico da capital catarinense de diversos ângulos, estilos e cores vibrantes. O resultado são pontes de todos os tipos: desde as mais poéticas e livres até as milimetricamente proporcionais e realistas.

 

Heidy de Assis Corrêa, conhecido como Hassis, foi um dos principais artistas que tiveram a cidade e a ponte como fonte de inspiração. Hassis destacava o fato de que era impossível morar em uma ilha tão colorida e não registrar essas cores em cada pintura.  Ele foi o autor de grande parte dos registros pictóricos, desenhos e fotografias que ilustram as tradições e transformações de Florianópolis entre os anos 1950 até 1970.

 

As obras de José Cipriano da Silva e seu filho João José D’Silva são conhecidas por pinturas em acrílico sobre tela com uma temática variada sobre a cidade: folclore, igrejas, temas sobre música, abstratos e patrimônios históricos, com destaque para a Ponte Hercílio Luz. Cipriano, inclusive, era reconhecido por seus desenhos de edificações e perspectivas e pelo hiper-realismo que sempre marcou o estilo das suas obras. Trata-se de um dos artistas que mais ajudou no resgate cultural da memória da Ilha de Santa Catarina e região.

 

 

Mais um hiper-realismo de Cipriano.

 

 

 

Além de ser um símbolo do progresso, a ponte ainda carrega aspectos importantes que ajudam a entender a dinâmica da cidade. A estrutura trouxe para Florianópolis o avanço na tecnologia mundial e significou a criação de uma conexão mais intensa entre a cidade e outras partes do Estado.

 

Mas engana-se quem pensa que as obras inspiradas na #NossaHercílioLuz fazem parte apenas do passado. A jovem artista plástica Juliana Scheuer, que também promove exposições em Florianópolis, é prova disso. Com belos quadros e traços leves, ela retrata a Ponte Hercílio Luz sob diferentes ângulos para decorar ambientes do Brasil e do mundo.

 

 

 

Seja noite ou seja dia, a beleza da ponte está expressa nas obras de Juliana Scheuer.

 

 

A ponte Hercílio Luz em foco e foto

 

Quem passa por perto da ponte já reparou que ela é constantemente clicada por fotógrafos, moradores e turistas. Seja através de smartphones ou câmeras profissionais, #NossaHercílioLuz é disparada a maior atração visual de Florianópolis.

 

 

Arte digital realizada sobre fotografia em um trabalho de Leandro L. Santos

 

 

 

As lentes das câmeras ajudam a retratar a ponte de diversas formas. Elas revelam um grande universo de cores e formas que impressionam. Através das fotos, a ponte pode ser vista de ângulos inovadores, marcando sua imponência no cenário da capital.

 

Tantos olhares também fizeram com que a Ponte Hercílio Luz se tornasse um dos principais temas de exposições em Florianópolis. Uma delas, de Bruno Ropelato, transformou em arte as ferrugem nas entranhas da ponte. Outra obra recente, do artista Adlei Pereira, também impressionou pela criatividade: uma ponte feita com mais de três mil quilos de areia e 8 metros de comprimento.