Notícias

A ponte Hercílio Luz como espaço público de convivência

A Ponte Hercílio Luz vai ajudar a tornar a cidade de Florianópolis muito mais humana e sustentável. Entenda a importância do maior símbolo de Santa Catarina como um espaço público de convivência a partir do segundo semestre do ano que vem.

 

A Ponte Hercílio Luz atrai os holofotes desde a época da sua construção. Além de impressionar por sua beleza, ela colocou a cidade entre as poucas do mundo a contar com um equipamento de última tecnologia naquela época. A solenidade de inauguração foi considerada um grande evento e atraiu moradores de todo o Estado para Florianópolis, que acabou se consolidando como capital catarinense. Hoje você vai conhecer um pouco mais sobre a importância da sua reabertura em diferentes aspectos, inclusive como espaço público de convivência.

 

A importância da ponte Hercílio Luz para a mobilidade

 

Foi após a construção da ponte que a cidade de Florianópolis se tornou mais moderna e atraiu o interesse de novos moradores e diversos profissionais que se instalaram no município.

 

Até a construção, toda a estrutura viária da cidade era voltada para o porto localizado na baia sul. Após a inauguração, foram construídas novas vias que se integravam com a malha urbana continental. A partir daí, a cidade passou por um acelerado processo de expansão, provocando também modificações expressivas na paisagem natural, cultural e urbana.

 

Fechada em 1991, devido à deterioração estrutural por conta da falta de manutenção, ela continua sendo o maior símbolo de Santa Catarina. Mais do que facilitar o deslocamento de pessoas e veículos entre ilha e continente, a Ponte Hercílio Luz também se tornou um referencial simbólico, cultural e social para Florianópolis.

 

 

 

 

 

A representatividade social da ponte Hercílio Luz

 

Além de todas as funções que exerceu em suas nove décadas de existência, adquiriu também um significado especial para a população local. Sem a ponte, a cidade perderia não apenas parte do seu passado, mas um elemento de identificação e representatividade no Brasil e no mundo. Afinal, é possível imaginar Florianópolis sem a Ponte Hercílio Luz?

 

 

 

 

Patrimônio histórico é o que está ligado a um bem (móvel, imóvel ou natural) e que possui valor significativo para uma sociedade. Essa importância pode ser estética, artística, documental, científica, social, espiritual ou ecológica. A Ponte Hercílio Luz é muito mais do que uma atração turística. Trata-se de uma estrutura extremamente funcional e que teve um papel fundamental no desenvolvimento de Santa Catarina.

 

Tal importância permitiu que a #NossaHercílioLuz fosse declarada como patrimônio histórico de Florianópolis, do Estado de Santa Catarina e do Brasil. O decreto foi a principal ação para iniciar a preservação da ponte, que hoje é uma obrigação do Governo do Estado. Foi só a partir do decreto que foram elaborados os projetos de restauração e iniciadas as etapas de execução para recuperar o nosso maior símbolo.

 

A reabilitação da ponte permitirá que as futuras gerações também desfrutem deste bem, podendo utilizá-la inclusive para mobilidade e fins de lazer e convivência. Com a revitalização, a segurança também fica fortalecida pelo próprio uso que a comunidade passará a fazer do local. Um espaço histórico e que agora será transformado em um espaço de convívio para a população.

 

 

 

 

A ponte Hercílio Luz como espaço de convivência

 

Muitas cidades são conhecidas por conta de suas atrações turísticas. A Ponte Hercílio Luz também está associada ao lazer e desenvolvimento turístico da cidade de Florianópolis. Muitos eventos culturais e festivos já utilizaram e ainda utilizam a ponte como cenário de seus espetáculos.

 

Uma das principais funções da ponte após a sua reinauguração será elevar o potencial de lazer e convivência de Florianópolis. Explorar a ponte não apenas para automóveis é um grande desafio a ser cumprido. Ela vai se transformar em um benefício real para pedestres, ciclistas e para a qualidade de vida da cidade. #NossaHercílioLuz será um ícone ainda mais valorizado, conectando pessoas através de caminhadas, turismo, esporte e entretenimento. A partir do segundo semestre de 2018 teremos uma cidade com menos gargalos de mobilidade, além de um lugar muito mais humano e sustentável.

 

 

 

 

 

Parque da Luz, que fica na cabeceira da ponte, é um bom exemplo de como uma área pública pode ser utilizada a favor da população. Atualmente, ele conta com área de lazer, relógio de sol, passeio para pedestres, campo de futebol, viveiro de árvores frutíferas, bancos e mesas, entre outros equipamentos. O Parque da Luz já recebeu diversos encontros artísticos musicais a partir da conscientização comunitária e ambiental.

 

Assim como ele, a Ponte Hercílio Luz também será um espaço vital e indispensável para as atuais e futuras gerações, fazendo parte da nossa cultura urbana como um todo. Por isso, faça a sua parte e acesse nossa página para acompanhar todas as novidades sobre a obra.

Outras notícias

Compartilhar Pagina