Notícias

A importância dos indicadores no acompanhamento de obras

Um dos nossos últimos conteúdos trouxe tudo sobre o gerenciamento de obras para entender um pouco mais sobre a reforma da Ponte Hercílio Luz. Hoje você vai conhecer a importância dos indicadores e processos para o acompanhamento das obras.

 

Para uma obra ser bem sucedida, é preciso que haja um planejamento estratégico desde o início. Ou seja, a partir do momento em que todas as ações são previamente estabelecidas, torna-se muito mais fácil o monitoramento dos resultados e do andamento dos trabalhos. Resumindo: os indicadores são os tópicos que você precisa ter em mente para acompanhar qualquer obra.

 

O acompanhamento dos indicadores em obras

O acompanhamento de uma obra passa pela seleção correta de indicadores que permitam entender, da forma mais clara possível, a situação real do que está acontecendo. No caso de uma obra pública, como a reforma da Ponte Hercílio Luz, esses indicadores também funcionam como elementos para que você possa compreender e fiscalizar o cumprimento das etapas e a execução da obra, bem como os requisitos e objetivos do projeto.

 

 

 

 

Acompanhamento dos indicadores na restauração da Ponte Hercílio Luz (Foto: Julio Cavalheiro / SECOM).

 

 

Para quem está à frente dos trabalhos, é fundamental contar com dados sólidos de acompanhamento e análise para a tomada de decisões. São documentos técnicos, econômicos e financeiros que permitem um diagnóstico das atividades e a sua evolução ao longo do tempo.

 

A carência de informação para a tomada de decisões é um grande obstáculo que as empresas enfrentam no desenvolvimento e melhoramento dos seus processos de construção. E isso também é importante para você, seja em uma pequena reforma no banheiro ou na ampliação da sua casa. É fundamental que o gestor de uma obra reconheça que o processo começa um passo antes, ainda na fase de planejamento e busca por recursos.

 

Indicadores de uma das obras mais complexas da atualidade

Uma obra como a restauração da Ponte Hercílio Luz exige uma série de projetos antes de se alcançar o financiamento externo necessário para executar o projeto. Ao longo da obra, é preciso apresentar indicadores para garantir que qualidade e prazos contratuais estejam sendo cumpridos e os recursos públicos sejam empregados com eficiência.

 

Isso tudo começa na composição de custos, passando pela preparação do orçamento, até chegar aos relatórios de acompanhamento da obra. São informações que devem ser seguidas para a prestação de contas e execução correta do planejamento e aplicação financeira dos recursos públicos.

 

No caso da Ponte Hercílio Luz, qualquer pessoa pode acessar os indicadores e o acompanhamento das obras. A disponibilização dessas informações representa ganhos diretos para todos, permitindo maior aproximação dos preços de referência na prestação de serviços, reduzindo eventuais distorções entre os preços e possibilitando maior transparência e economicidade. São conceitos essenciais na contratação de obras públicas e na fiscalização pelos órgãos de controle.

 

 

 

Reprodução de documento sobre indicadores com o andamento das obras na Ponte Hercílio Luz (SECOM).

 

 

Os principais indicadores para o acompanhamento de obras são:

- Indicadores econômicos / Planejamento

- Indicadores de funcionamento dos equipamentos

- Indicadores da qualidade do fornecimento de serviços externos

- Indicadores de segurança e saúde no trabalho

- Indicadores de impacto ambiental

- Indicadores de mão-de-obra e recursos humanos

 

Acompanhamento das obras na ponte Hercílio Luz

Até a segunda metade dos anos 50, foram poucas as manutenções na Ponte Hercílio Luz. A estrutura acabou sofrendo com a ação da maresia e da umidade. As ações de recuperação nas últimas décadas, especialmente nos últimos anos, foram fundamentais para que a Hercílio Luz chegasse aos 91 anos.

 

Por isso, é extremamente importante manter uma rotina de inspeções periódicas neste tipo de construção. Em uma de suas últimas visitas ao canteiro de obras, o Governador Raimundo Colombo elogiou o andamento dos trabalhos. “Temos todo um ambiente de desafio e de complexidade da obra, mas também de superação, de estar cumprindo aquilo que a sociedade catarinense espera de nós. Avançamos muito, estou muito feliz em ver o quanto se fez e a qualidade e a segurança do que está sendo feito”, destacou o governador.

 

 

Até o final de 2018, a Ponte Hercílio Luz estará de volta ao convívio dos catarinenses, auxiliando na mobilidade e servindo como um espaço público de convivência na cidade de Florianópolis.

 

Gostou do conteúdo? Acesse nossa página e acompanhe todas as notícias sobre o andamento das obras, além de curiosidades sobre Florianópolis e Santa Catarina.

 

 

Outras notícias

Compartilhar Pagina