Notícias

5 exemplos do bom uso do espaço público no Brasil

Em um dos nossos últimos conteúdos você conheceu exemplos de bom uso do espaço público no mundo. Seja qual for o lugar que você mora, sempre haverá um espaço público de convivência próximo da sua casa. Eles podem ser ruas, praias, parques, calçadões e locais gratuitos que podem contar a história da cidade por meio de seus moradores. São espaços humanizados que permitem o lazer, a recreação, inspiração, criatividade e a livre circulação.

 

Hoje você vai ver que, apesar da menor quantidade, também existem bons exemplos de ocupação como forma de entretenimento e mobilidade aqui no Brasil. Após a sua reabertura, a Ponte Hercílio Luz terá papel importante como espaço público organizado para a convivência harmoniosa entre pedestres e os usuários dos mais diferentes modos de transporte.

 

Parque do Ibirapuera, São Paulo

No agito e no caos de São Paulo, o Parque do Ibirapuera é um verdadeiro oásis verde em meio ao concreto. Apesar de existirem outros parques históricos na cidade, o Ibirapuera tem significativa importância para o patrimônio cultural e artístico paulista e brasileiro. Assim como a Ponte Hercílio Luz para Florianópolis, o Parque do Ibirapuera também é protagonista da história do urbanismo e da arquitetura, tendo um papel importante na formação da identidade dos paulistanos.

 

 

5 exemplos do bom uso do espaco publico no Brasil

Parque do Ibirapuera – Foto: Wikimedia Common 

 

Quita da Boa Vista, Rio de Janeiro

No Rio, tudo inspira: as ruas, os amigos, o sol, as festas, o nascer e o pôr do sol e principalmente a praia. A antiga residência da família real é um exemplo de que monumentos históricos podem e devem servir como espaço público para os moradores e turistas. Após uma grande reforma, o local preserva os jardins e lagos e hoje ainda abriga o Museu Nacional e o Jardim Zoológico. Atualmente recebe frequentadores de todas as idades, que aproveitam a ampla área verde para a prática de esportes durante todos os dias da semana.

 

 

5 exemplos do bom uso do espaco publico no Brasil

Quinta da Boa Vista – Foto: Wikimedia Commons

 

Eixão do lazer, Brasília

Brasília foi projetada para não permitir a circulação de pessoas nos grandes locais públicos. A cidade foi estruturada baseada na circulação de veículos, não deixando as pessoas estimuladas a apreciar a própria cidade. Para mudar este cenário, foi desenvolvida uma alternativa utilizando o espaço público. Todos os domingos e feriados, uma das principais avenidas da cidade, o Eixo Rodoviário, é fechada à circulação de carros e se transforma no Eixão do Lazer. São mais de 10 km tomados por pessoas de todas as idades, que aproveitam para caminhar, correr, fazer piquenique e aproveitar o dia fora de casa.

 

5 exemplos do bom uso do espaco publico no Brasil

Eixão do Lazer – Foto: Wikimedia Commons

 

Jadim Botânico, Curitiba

Curitiba já é uma cidade bastante reconhecida nesse quesito. Com um conjunto diversificado de espaços públicos, como o calçadão da Rua XV, o Parque Barigui e o Jardim Botânico, os locais se tornaram verdadeiros patrimônios culturais reconhecidos por moradores e turistas. O Jardim Botânico, assim como a Ponte Hercílio Luz, também é o local mais visitado da cidade e um verdadeiro símbolo local. Além da estufa de ferro e vidro inspirada no Palácio de Cristal de Londres, o espaço conta com um bosque de preservação permanente com araucárias centenárias.

 

5 exemplos do bom uso do espaco publico no Brasil

Jardim Botânico – Foto: Wikimedia Commons

 

Avenida Paulista, São Paulo

A Avenida Paulista é um dos exemplos mais recentes da transformação urbana que está acontecendo nas grandes cidades brasileiras. Ícone de uma infraestrutura urbana importante, ela já foi centro industrial, financeiro, hospitalar, e agora assumiu papel fundamental como um grande modelo urbano. Recentemente, passou a ser fechada para os carros aos domingos com o objetivo de a população se apropriar da cidade e de aumentar os espaços de lazer.

 

5 exemplos do bom uso do espaco publico no Brasil

Avenida Paulista – Foto: Wikimedia Commons

 

Ponte Hercílio Luz como espaço público

O patrimônio de praças, jardins e parques no Brasil é grande e precisa ser preservado. Após a conclusão da sua reforma, a Ponte Hercílio Luz terá um papel importante como boa utilização do espaço público. Além da mobilidade, ela poderá influenciar o estilo de vida dos moradores através da sua função simbólica e ainda conectar pessoas e lugares.

 

5 exemplos do bom uso do espaco publico no Brasil

Ponte Hercílio Luz – Foto: Nossa Hercílio Luz

 

A partir de dezembro de 2018, com a entrega da #NossaHercílioLuz, todos nós poderemos contemplar a história de Florianópolis e a nossa própria identidade a partir de um monumento que é mais que uma ponte, é um símbolo para Santa Catarina.

 

Fique por dentro de todas as informações sobre a restauração, além de curiosidades sobre a Ponte Hercílio Luz e a cidade de Florianópolis. Acesse nossa página e acompanhe as novidades!

 

Outras notícias

Compartilhar Pagina